Sugestões para encontrar uma petição

  1. Digite apenas o assunto principal da petição

  2. Busque por sinônimos

  3. Reduza a quantidade de termos buscados


1. Digite apenas o assunto principal da petição

Busque apenas pelo tema principal de forma genérica, sem digitar os fatos específicos do seu caso ou ainda termos como "modelo de petição" ou "petição de <assunto>".

Por exemplo: ao invés de buscar por:

modelo de petição de execução de alimentos por não cumprimento de acordo para pagamentos de prestações de obrigações alimentícias cc prisão civil do alimentante

Busque por

execução de alimentos - descumprimento de acordo

ou ainda por

execução de alimentos - acordo não cumprido

Note que há no site modelos sobre estes temas mais genéricos, de forma que você poderá incluir posteriormente (em seu editor de textos) os fatos que se aplicam ao seu caso.

Uma segunda busca por prisão do devedor de alimentos traz resultados de modelos que podem complementar a pesquisa e auxiliar na elaboração da sua petição final.

💡 Dica

Sempre que houver resultados de busca na seção Petições, você verá o menu Filtrar por seção > Petições no lado esquerdo da tela.


2. Busque por sinônimos

Muitas vezes, basta você buscar por um sinônimo ou assunto relacionado para obter o modelo que procura.

Por exemplo: ao invés de buscar por

antecipação de tutela

busque por

tutela antecipada


3. Reduza a quantidade de termos buscados

Ao reduzir a quantidade de termos buscados, você aumenta não apenas a chance de encontrar as petições que procura, mas também de obter mais opções de modelos de petições que podem complementar sua pesquisa e ajudar na elaboração de uma petição mais completa. E você ainda pode agrupar os modelos que desejar para ajudar na fundamentação de um processo judicial usando sua lista de favoritos no DireitoNet.

Veja mais dicas de como encontrar conteúdo no site.

Encontrou sua resposta?